top of page

23 de Agosto de 2013

O que é o root?

Que o sistema Android é um enorme sucesso não há como negar. Várias das principais companhias adotaram o sistema operacional da Google em seus gadgets e o seu crescimento vem acontecendo a passos largos, já que cada vez mais as pessoas adquirem aparelhos com ele.

E mesmo trazendo uma gama enorme de possibilidades de personalização, existem truques no Android capazes de deixá-lo ainda mais “acessível”, se é que podemos dizer assim. Estamos falando do root, uma espécie de desbloqueio nos smartphones com o SO da Google que dá ainda mais “poder” ao dono do celular.

Apesar de parecer algo extremamente avançado, é possível rootar o aparelho de maneira bastante fácil. Confira a seguir o que é o root, para que ele serve e, é claro, como desbloquear o seu celular Android.

O que é o root?

 

 

Quando você faz o root no aparelho, o que você consegue, na verdade, é obter alguns privilégios de administrador – o chamado “Superusuário”.  

Muitas pessoas não sabem, mas o Android foi criado com base em outro famoso sistema operacional: o Linux. Dessa forma, quando você faz o root e obtem essas licenças de Superusuário, é como se você estivesse assumindo o lugar de uma pessoa que utiliza o Linux e que conta com a senha do sistema para executar os comandos “sudo”, por exemplo.

 

 

Para que serve

 

 

Antigamente o root era utilizado para que usuários de países sem acesso ao Android Market pudessem baixar programas. Outros instalavam a ferramenta para conseguir permissões para transformar o seu aparelho em um ponto de acesso à rede por meio do tethering.

Contudo, hoje em dia isso é possível sem a necessidade de root, fazendo com que a utilização do Superusuário seja direcionada a outras situações ainda mais interessantes – e com um leque enorme de possibilidades.

É por meio do root (além de, em alguns aparelhos, ser necessário também o desbloqueio do bootloader ou a utilização de programas específicos, como o Rom Manager, por exemplo) que você é capaz de inserir algumas ROMs com versões personalizadas do Android, como as famosas MIUI e Cyanogen MOD.

 

 

Além disso, muitas ferramentas só podem ser utilizadas se você contar com privilégios de administrador, como aplicativos para realizar overclock no celular, softwares de backup com muitas opções diferenciadas ou programas para economia de energia, por exemplo.

 

 

Como rootar de maneira fácil

 

 

Atenção: antes de qualquer coisa, é importante estar ciente de que a realização do root faz com que a garantia do aparelho seja anulada em praticamente todos os casos, na maioria das operadoras.

 

Além disso, podem ocorrer erros de incompatibilidade, problemas na instalação e até mesmo a total inutilização do celular. Então, antes de desbloquear o seu smartphone esteja ciente dos riscos que você está assumindo.

bottom of page